quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Vendas em avenida são prejudicadas por obras em Jundiaí



Poliana Pontes
Talita Rocca

Os empreendedores da principal avenida jundiaiense, a Nove de Julho, registram perda de mais da metade das vendas, em três meses de obras, pela ausência de estacionamento. As obras estão previstas para durarem 15 meses.
  
Há mais de noventa dias a avenida passa por mudanças que vão desde a criação de terceira faixa, pista de ciclismo, calçadas padronizadas para atender deficientes físicos até paisagismo.

Dados da Secretaria Municipal de Transportes mostram que circulam de 25 a 30 mil veículos por dia, além do movimento intenso, o local também liga vários pontos da cidade.

José Corsatto, dono de uma revendedora de automóveis, aponta que a reforma é o principal motivo para a diminuição no fluxo de vendas. “Só aqui na minha loja o movimento caiu 70%”, salienta.




Porém, a preocupação dos empresários da Nove de Julho é após o término das obras. “O movimento na loja diminuiu não só por causa das obras, tiveram outros fatores que influenciaram nesse número. Além disso, não estamos questionando o nosso prejuízo agora, mas nossa preocupação também é com o futuro. Temos de dar conforto aos clientes, o estacionamento é um deles”, afirma Corsatto.

Na tentativa de diminuir as interferências no trânsito e no comércio, a reforma está sendo realizada por etapas. “O objetivo do prefeito é fazer o melhor para todos. Por isso, tudo vai depender do fluxo e da necessidade dos comerciantes”, explica Mauro Mazzati, diretor de trânsito.




Ainda não há definição se essa terceira via será de rolamento ou de estacionamento. “Dificilmente não teremos estacionamento. Nossa intenção não é só embelezar, o principal objetivo da mudança é ter uma terceira faixa, esse embelezamento será uma consequência”, ressalta Eduardo Palhares, superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas).

A obra está sendo executada pela Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Secretaria Municipal de Transportes e Fumas.



Um comentário:

  1. Entendo que é uma obra extremamente necessária devido ao crescimento que a cidade de Jundiaí está vivendo e a tendência para o futuro é crecer muito mais.

    ResponderExcluir