segunda-feira, 30 de novembro de 2009

GM de Campinas registra mais de 17 mil ocorrências



Henrique Franco
         Juma de Oliveira

A Guarda Municipal (GM) registrou 17.232 ocorrências até o dia 31 de outubro deste ano. Os dados são do Departamento de Estatísticas da Prefeitura de Campinas. A região central do município aparece, assim como em 2008, como a campeã de casos atendidos, foram 715 até o momento.

Em segundo lugar, com números bem inferiores aparece o bairro Taquaral, 99, seguido pelo Bonfim, com 68 registros. Já os bairros com menos incidências são: Jardim Chapadão (14), Bosque (17), Swift (18) e Jardim Guanabara (18).


Confira tabela abaixo:





O tipo de atendimento mais realizado pela GM são os de auxílio ao público, que “vão desde uma senhora caída no chão, que é levada ao hospital e depois acompanhada à sua casa, até um assalto a banco”, como explica Marco Aurélio Sotto, assessor de imprensa da Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública.

Atualmente, a GM conta com um efetivo de 640 guardas, entre homens e mulheres. “Esse número ainda não é o suficiente para a cidade, mas devemos lembrar que a segurança é dever do Estado, devemos contar também com as Polícias Militar e Civil”, afirma Sotto, que explica as funções e procedimentos da Guarda Municipal.




O professor de Direito da PUC-Campinas, José Henrique Specie, analisa o momento da segurança vivido pela cidade. “Não estamos em uma situação tão crítica. A gente percebe que os órgãos têm tentado intensificar o treinamento dos seus efetivos para melhor atender à população”, explica.

Dados do Departamento de Estatísticas da Prefeitura de Campinas apontam que, ao todo, foram 22.500 registros no ano de 2008. Apesar do número atual estar, por enquanto, longe dos registros do ano passado, de acordo com Sotto, o fluxo de pessoas no centro da cidade triplica no final do ano. Os números pulam de 100 para 300 mil pessoas. Para o assessor, até o final do ano, os números devem se equivaler.

Segundo Sotto, acabar com todos os problemas que envolvem a segurança é algo impossível, mas para melhorar esta situação, a solução é haver uma convergência entre todos os setores públicos. “Quando uma nova quadra poliesportiva é inaugurada você está tirando crianças das ruas, quando uma praça é iluminada você está ajudando a segurança, são esses serviços que podem solucionar nossos problemas”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário