segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mais de 40 pessoas aprendem a dançar de graça na região central






Ewerton Araujo
Raphaela Ribeiro

A “Cia Eclipse Cultura e Arte” ensina e assiste, gratuitamente, em seus projetos e sub-grupo mais de 40 pessoas, entre jovens, adolescentes, crianças e adultos. O objetivo do grupo é divulgar a cultura Hip-Hop dando uma opção na dança aos que se sentem atraídos pelo Rap.

Todos os sábados, a partir das 15h na Estação Cultura de Campinas, são oferecidas aulas gratuitas nos projetos DIVAS e Po.Lo Funk, que são dois dos sub-grupos que a Cia dirige. Os outros são: CLIP (infantil), CLIPSE (sênior), FunkE (adulto) e SAMBA crew.

Segundo Ana Cristina Ribeiro (Cris), coordenadora da Cia, os princípios do grupo seguem a premissa do pai do Hip-Hop, Afrika Bambaata (Zulu Nation): “apoiamos o conhecimento, a sabedoria, a compreensão, a liberdade, a justiça, a igualdade, a paz, amor, união e diversão, o trabalho, a fé e as maravilhas de Deus”, conta.

Para Juliana Martins da Costa, 17 anos, fazer parte do “Grupo Divas” (destinado às mulheres) deu segurança para o seu pai deixá-la continuar dançando, “no começo ele proibiu, foi difícil para mim. Na verdade ele queria que eu fosse engenheira ou coisa do tipo, porém, meu sonho é ser uma grande dançarina, vou fazer de tudo para alcançar isso, e meu pai vendo a estrutura do projeto acabou deixando”, diz.

Não é só para aprender a dançar que os alunos e membros do projeto vão todos os sábados para a região central, Juliana Elisa Borges, 16 anos, explica que o projeto vai além da música e da dança, “o Eclipse é uma formação de vida, é mais que dança! Tudo que eu aprendo aqui eu procuro passar aos outros, acho que esse é objetivo, focar a dança num projeto de vida, para melhorar seu jeito de ser”.

Para 2009, a Cia esta trabalhando na finalização do espetáculo "Pra Viver e Aprender", premiado pela FUNARTE (Fundação Nacional de Artes), e na realização da 10ª edição do evento Campinas Street Dance Festival e na Eliminatória Nacional de Breaking, chamada “Battle Of The Year” (Batalha do Ano, em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário