quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Campinas terá um Centro Olímpico a partir de 2010





O que Bruno Rezende, o Bruninho, levantador da seleção brasileira de vôlei, Mauricio, bi-campeão olímpico do mesmo esporte e Danilo Glasser, medalhista paraolímpico tem em comum? Todos começaram a carreira esportiva na região de Campinas e conquistaram medalhas em jogos olímpicos.

A partir do próximo ano, a cidade contará com um Centro Olímpico de formação de atletas visando as Olímpiadas de 2016, que será realizada no Rio de Janeiro. De acordo com o Secretário de Esportes de Campinas, Gustavo Petta, a cidade foi escolhida como sede no sudeste pela localização e pelo projeto apresentado – destacando-se a ampliação do aeroporto de Viracopos e a construção do trem rápido -, e terá todo o apoio do governo federal.

O centro de formação abrigará cinco esportes: badminton, saltos ornamentais, taekwondo, tênis e atletismo. O objetivo é a realização de convênios entre a prefeitura de campinas, ministério dos esportes e confederações de cada modalidade para que sejam desenvolvidos programas de preparação de atletas de Campinas, do estado de São Paulo e de todo o Brasil. O centro também contará com uma vila olímpica, com 120 casas de alvenaria e capacidade para abrigar 1.400 atletas. A pista de atletismo e o complexo aquático estão em fase avançada de obras e devem ser inauguradas no primeiro semestre do ano que vem. 

O Secretário de Esportes de Campinas, Gustavo Petta - completando o primeiro ano no cargo e único presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) a atuar durante dois mandatos em defesa dos direitos dos estudantes - fala para o Saiba + Net sobre a escolha e o andamento do projeto e como Campinas e região se beneficiarão com isso no futuro. 
                                                
Perguntas:

Por que Campinas foi escolhida pelo Ministério dos Esportes para ter o Centro Olímpico na região Sudeste?


Quais são as modalidades que estarão presentes no Centro Olímpico e por qual motivo elas foram escolhidas?

As modalidades que estarão no Centro Olímpico são o atletismo, badminton, tênis, saltos ornamentais e taekwondo. Dessas cinco, três estão confirmadas como projetos nacionais. São o atletismo, badminton e saltos ornamentais. Tênis e taekwondo serão inicialmente apenas para projetos locais. A escolha das modalidades tem a ver com a facilidade que elas encontram na cidade. 



O badminton, por exemplo, não é muito difundido no Brasil, mas que em Campinas tem alguma tradição e também, a Confederação Brasileira fica na cidade. Já no caso do atletismo, a cidade tem um grande potencial, por ter uma população muito jovem. Além disso, o atletismo é um esporte que com pouco recurso, pode proporcionar a geração de novos talentos.

Falando um pouco mais sobre a abordagem local do Centro Olímpico. Ele vai atender aos campineiros ou só será apenas para os atletas de alto rendimento?



E com relação às obras do Centro Olímpico. Como está o andamento?

A pista de atletismo deve ficar pronta em no início do próximo ano. Já o parque aquático está parcialmente pronto. As obras nas piscinas de saltos ornamentais, na olímpica e em parte da arquibancada, deverão estar prontas em fevereiro, numa parceria com a iniciativa privada. No caso das quadras de tênis, já se encontram prontas. Nós estamos só esperando um torneio internacional, que será vai ser feito em feveireiro, para inaugurá-las.



No próximo ano se iniciam as obras do ginásio, com capacidade para seis mil pessoas, das quadras cobertas para treinamento, e também a reforma dos alojamentos. Os espaços de utilização conjunta, que são os estacionamentos e áreas de convívio, também serão finalizados no começo de 2011.



Gustavo, você tem uma estimativa de quantos empregos serão gerados para Campinas logo no começo do projeto? E como o Centro Olímpico de alto rendimento pode melhorar a infraestrutura da cidade?

Vai haver um impacto na geração de empregos, mas nós não temos o cálculo disso ainda. Com certeza só essa parte do atletismo e do parque aquático vai gerar centenas de empregos. Certamente haverá um impacto na região e isso tudo está sendo analisado pelas secretarias, que vão avaliar o impacto, para garantir toda a infraestrutura e um bom funcionamento do Centro Olímpico.

O Centro Olímpico estaria preparado para as Olimpíadas de 2016?


E os atletas paraolímpicos? Serão atendidos pelo projeto?


Campinas poderá ser considerada um pólo esportivo nacional?





Nenhum comentário:

Postar um comentário