segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Valinhos lança Censo da deficiência






Aline Borges
Maria Lúcia Barquilha



O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Valinhos lançou no último dia 1 de outubro de 2009 o Censo da Pessoa com Deficiência da cidade. O levantamento vai até 6 de novembro e pretende identificar o número de portadores de necessidades especiais residentes no município.  

Ouça o spot publicitário do Censo:


O objetivo do projeto é elaborar políticas públicas de inclusão social e acessibilidade de acordo com o perfil da deficiência existente no município. “Nós achamos que Valinhos possui uma predominância de deficientes físicos e visuais, mas a confirmação desses dados só teremos após o Censo” afirma Vagner Alves, vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Valinhos.

Questionários

O levantamento será feito através de questionários distribuídos pela CPFL junto com as contas de luz do município. “Serão cerca de 40 mil formulários auto-explicativos que perguntarão sobre tipo de deficiência, grau de acompanhamento especializado e tratamento, nível de escolaridade, histórico profissional e renda do deficiente” explica Alves.   

Os moradores que tiverem algum familiar com necessidades especiais deverão preencher o formulário e depositá-lo em uma das urnas de coleta espalhadas por pontos principais da cidade, como escolas, comércio e empresas.

A data limite para entrega das respostas é 6 de novembro. Depois disso, os interessados só poderão participar do Censo através da internet, preenchendo os dados no site da Prefeitura Municipal. Caso não recebam o formulário, os moradores podem retirá-los na APAE, na Casa dos Conselhos ou ainda na prefeitura, que os disponibiliza também em braile.

Apuração

Os formulários entregues serão recolhidos e processados por alunos do curso de Tecnologia da Informação da FAV (Faculdades de Valinhos) através de um programa desenvolvido especialmente para o projeto.

Os resultados devem ser divulgados em fevereiro de 2010, mês da primeira reunião anual do Conselho. “Com os dados em mãos poderemos direcionar corretamente projetos públicos adequados à realidade do deficiente da cidade de Valinhos” afirma Alves.



Entenda melhor o Censo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário