segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Saiba as diferenças entre um acampamento e um assentamento


Não é incomum encontrar pessoas que confundem o que é um acampamento e o que é um assentamento e outras que pensam que é tudo a  mesma coisa. Tanto porque a única imagem associada quando se fala em MST e ocupações é aquela dos barracos de lona preta apresentada pelos veículos de comunicação.


Então, sucintamente explicando, acampamento é quando um grupo de pessoas sem terra se reúne para exigir seus direitos. A forma que o Movimento encontrou para ganhar visibilidade do poder público e da sociedade foi através das ocupações de terras ou de prédios públicos.


Nesse momento, as famílias armam barracos de lona preta e resistem, se não forem retirados por mandados de reintegração de posse, por dias ou até meses sem pouca ou quase nenhuma condição básica, como água e energia.


Em outros casos, quando conseguem se estabelecer e começar as negociações com o governo para fazer daquela área um local destinado à reforma agrária, o acampamento se torna um pré-assentamento, entretanto, os barracos de lona permanecem até que se faça um cálculo da área e a divisão dos lotes entre as famílias.


Feita a divisão, essas áreas se tornam um assentamento, onde as famílias conseguem o direito de uso e fruto da terra e créditos do governo para começar a construção de casas de alvenaria e a produção agrícola. Nesse caso, a terra é legalizada e em momento algum essas pessoas serão retiradas, desde que não parem a produção.

Confira o que a Sônia diz sobre os visitantes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário