segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Para coordenadora, festival valoriza a diferença


Leia a entrevista com Maria Lucia Bachiega Kolokathis coordenadora da Comissão Organizadora do Festival:

Como foi escolhido o tema deste ano - Igualdade na diversidade?


O tema foi escolhido consoante às propostas constantes na LDB 9394/95, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para implementação da História e Cultura Africana e Afro-brasileira no Currículo Escolar, e o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, além do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana.


Qual a idéia principal do projeto?


Dentro das políticas de ações afirmativas da SME, e consoante aos pressupostos de garantir às crianças e adolescentes do sistema municipal de ensino espaço para desenvolvimento de suas potencialidades, preservando a cultura e a subjetividade inerente aos sujeitos de seu meio social, valorizamos as diferenças como parte da riqueza cultural de nosso país.

Tem algum projeto de continuidade com os destaques de 2008?


Eles estão participando novamente, agora com mais concorrentes, e suas composições estão qualitativamente melhores. Apenas um grupo do ano passado não se inscreveu. Como os alunos têm a oportunidade de participar de aulas de música (instrumentos de orquestra, fanfarra, flauta) por meio da secretaria, o que fazemos é divulgar essas atividades para que optem se houver interesse. Alguns alunos que participaram em 2008 já estão no ensino médio, em escola estadual (na prefeitura só tem ensino fundamental) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário