quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Especialistas divergem sobre o mito de que casar engorda


Eduardo Costa
Fernanda Custódio

Uma pesquisa realizada por uma universidade americana apontou um fato que há muito tempo é discutido nas entrelinhas matrimoniais: casar realmente engorda? O estudo foi realizado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, o ambiente familiar compartilhado aumenta a probabilidade de o casal ganhar peso, e ainda disse que as mulheres normalmente são as mais afetadas.

Segundo Fábio Matheus, que trabalha com de prevenção da obesidade, esta tendência não é um mito, e sim uma realidade, “Existem diversos casos disseminados em nossa população e a principal preocupação vem por parte das mulheres. Elas se queixam que após o casamento seu peso sobe mais facilmente e a intervenção deve ser o mais rápido possível, com medo que seu parceiro perca a atração. Acompanhei um caso há cerca de 3 meses de uma mulher com 32 anos e casada há 5 anos. Ela relatou que em cinco anos de casamento ganhou 10 kg e se tornou inativa fisicamente. Também citou que sair para jantar era o programa predileto do casal”,  afirmou.

Já para a nutricionista Isabella Gasparetto, o resultado da pesquisa não é necessariamente uma regra, Não é o casamento em si que engorda, mas sim a mudança dos hábitos alimentares e comportamentais de cada indivíduo, e isso varia muito de pessoa para pessoa”, afirmou.

Isabella já acompanhou casos de pessoas que após o casamento começaram a engordar, mas acredita que isto está relacionado com as mudanças de hábito do casal, Já acompanhei pessoas casadas com problemas de peso, mas esse ganho nunca foi relacionado especificamente com o fato de ter se casado e sim por conta de outros fatores como mudança de estilo de vida e hábitos como já foi dito anteriormente”.
  
Ouça o depoimento da pedagoga Viviane Barraca, que engordou 24 quilos durante a gestação e agora luta contra a balança:




A psicóloga Kátia Abreu Leda Lo Ré explicou que o ganho de peso entre os recém casados ocorre por conta da necessidade que os apaixonados têm de agradar um ao outro.

Outro motivo que ela considera importante é que agora, casados, eles não têm mais que participar da "competição" em busca de um parceiro e isso faz com que as pessoas não se preocupem mais em se arrumar e se manter magras, não se preocupam mais com a aparência.


 Saiba como manter a forma após o casamento

O nutricionista Pedro Pessini deu algumas dicas para os recém casados: “Procurar manter uma alimentação saudável, ou seja, dar preferência para o consumo de frutas, verduras e legumes, assados, grelhados, sucos naturais e fibras, evitar o consumo de alimentos muitos calóricos e gordurosos, não mudar sua rotina por causa do outro e procurar praticar atividade física regularmente”.

Fábio Matheus também falou sobre o assunto: “Em suma, a dieta do casal deve ser muito balanceada e colorida. Rica em frutas, legumes, verduras e menor teor de gorduras. É importante diminuir o consumo de carne vermelha e optar por carnes brancas como frango e peixe. Também é importante se manter fisicamente ativo, aproveite que você possui um parceiro e chame-o para compartilhar o exercício junto com você e tornar o momento mais agradável. O que também pode ser feito no momento de cozinhar, envolvendo seu parceiro e mostrando na prática a importância de algumas mudanças na dieta”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário