segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Brincadeira com pipas está proibida em Indaiatuba




Juliana Felzke
Ingrid D’Elboux

Na sexta-feira, dia 6 de novembro de 2009, o prefeito de Indaiatuba Reinaldo Nogueira (PDT) aprovou a lei que proíbe crianças de empinar pipa e papagaio nas ruas da cidade. A proposta do vereador Osmar Bastos (PDT) (acesse o blog do parlamentar) passou praticamente por unanimidade – dos 12 vereadores, apenas um votou contra.

O objetivo da lei é diminuir o número de acidentes envolvendo o uso do cerol (mistura de cola com vidro moído) na cidade. Segundo os levantamentos da ABRAM - Associação Brasileira de Motociclistas, acontecem cerca de 100 casos por ano no Brasil de acidentes envolvendo linhas com cerol, sendo que 50% (cinquenta por cento) dos casos são graves e 25% (vinte e cinco por cento) são fatais.

Para o vereador, a lei não foi feita para impedir a prática de soltar pipas e sim para ensinar uma maneira saudável e responsável de continuar com uma brincadeira que existe há milhares de anos. Apesar de ficar proibido empinar pipas nas ruas e logradouros da cidade, o Parque Ecológico, que conta com uma área de 15 quilômetros, está liberado para quem quiser levantar vôo.

As críticas ao projeto vieram do vereador Carlos Alberto Rezende Lopes (PT) (clique aqui para acessa o blog do parlamentar). Para ele, não serão apenas os usuários do cerol que serão punidos com essa nova lei: “O problema é que a maioria das crianças que não usam essa substância também será punida.” As punições previstas no projeto são: pagamento de multa (o valor pode chegar à 80 reais) e confisco de objetos.  



Ouça os depoimentos dos vereadores Osmar Bastos e Carlos Alberto Rezende Lopes sobre o projeto de lei.



Fique por dentro:



Nenhum comentário:

Postar um comentário