segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Bartenders: O primeiro emprego pode ser divertido





Renan Flud
Fabiana Andrade



Festas de casamento, debutantes ou formaturas, não são mais as mesmas. Nos últimos anos, contratar garçons para simplesmente servir a bebida não é mais suficiente. Agora, muitos dos eventos contratam os serviços de bartenders.

Entre as habilidades e conhecimentos no preparo de drinks, um bartender precisa conhecer o flair (malabarismos com garrafas, gelo e coqueteleiras) e a  pirofagia (cuspir fogo).

Em Campinas, diversas empresas estão inseridas no mercado de festas e o serviço de bartender se tornou o carro chefe nesse segmento. Por exemplo, contratar três profissionais e a estrutura de bar pode chegar a custar quatro mil reais por noite. Estão incluídos nesse preço, as bebidas e os pagamentos que variam entre 70 e 200 reais para cada um dos bartenders.

Por precisarem de gente jovem, atraente e por não necessitar de grande experiência, muitas dessas empresas oferecem a oportunidade de primeiro emprego para jovens universitários. “Procuramos jovens animados e que estejam procurando um dinheiro extra”, explica Heinque Gomes, proprietário de uma empresa da Região.

Esta oportunidade atraiu Caio Quartiermeister, 19 anos, estudante de educação física. “Trabalho basicamente nos finais de semana, me divirto, vou a festas e ainda ganho um bom dinheiro.”



Mas nem tudo é diversão na profissão: “É preciso paciência no atendimento ao público e aos clientes que tomaram um pouco a mais, sem contar que os horários de trabalho são complicados”, explica Quartiermeister.

 Embora oficialmente a jornada de trabalho de um bartender seja de cinco horas, após as festas é preciso desmontar os bares, carregá-los e levá-los de volta para a empresa. “Muitas vezes mesmo com o serviço do bar terminado, é preciso ficar na festa esperando ela acabar para poder desmontar os equipamentos e isso às vezes leva horas.”

Henrique destaca essa necessidade como uma forma de adquirir maturidade e responsabilidade no primeiro emprego: “Não da pra pensar que é festa, o bartender está lá para trabalhar e animar os clientes.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário