Poliana Pontes
Talita Rocca
O projeto "Com Bichos e Sem Grilos", desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Jundiaí, adestra animais para auxiliar em atividades educativas e terapias para crianças portadoras de diferentes patologias, como a Síndrome de Down.
Na Associação Bem-te-vi, o projeto vem sendo desenvolvido há três semanas e a partir do próximo ano o contato com os bichos vai fazer parte da grade escolar.
A idade das crianças varia entre 7 e 10 anos. Cães, gatos e roedores e até uma cobra integram o time. A “serpente do milho” foi encontrada em uma casa no Jardim Pacaembu e levada por moradores para o CCZ.
O réptil tem, aproximadamente, 1,20 de comprimento e não é passível de adestramento. "A serpente é tranquila e não tem a presa que injeta veneno. Mostramos aos participantes como a cobra vive e se alimenta. O fato de poder tocá-la atrai as crianças", esclarece Carlos Ozahata, responsável pelo Centro.
Segundo Ozahata, a ideia surgiu durante reuniões do grupo Zoonoses, junto com outras entidades. “Acrescentamos a serpente para que as crianças perdessem o medo de cobras e quebrassem alguns paradigmas”, afirma.
Para Adriana Regina Martins dos Santos, psicóloga da entidade, o projeto contribui em vários aspectos. “Os mais evidentes são para a socialização e também nos trabalhos pedagógicos”, relata.
Além disso, Adriana afirma que em três sessões as crianças já apresentam uma evolução. “Elas melhoram em relação ao medo, interação com os colegas e professores, e em conceitos básicos, como distinguir cores e formas”, relata.
Margarete Turqueto Murari, fisioterapeuta da entidade, afirma que “as crianças com Síndrome de Down apresentam dificuldade em se concentrar e a interação com os animais faz com que elas fiquem mais motivadas e criativas”.
Para fazer parte do projeto, os animais passaram por seis meses de adestramento no CCZ. "Esse treinamento não é rigoroso e foi feito por um funcionário da Zoonoses, especialista em treinamento", comenta Ozahata.
O Centro de Controle de Zoonoses de Jundiaí fica na Rua Prudente de Moraes, 744, Centro.