terça-feira, 6 de outubro de 2009

Veículos deverão poluir menos a partir de 2013




Aline Borges

Maria Lúcia Barquilha



A questão é puramente matemática. Multiplicam-se os 120 mil veículos, que transitam diariamente pelo centro de Campinas, por 2 gramas de carbono emitidos a cada quilometro rodado. O resultado é simples e igualmente problemático: muita poluição para pouca natureza.

Conclusões como esta contribuíram para a aprovação, no último dia 2 de setembro, da nova fase do Proconve (Programa Nacional de Controle do Ar por Veículos Automotores), aprovado pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Pela nova determinação, veículos automotores deverão sair da fábrica emitindo 33% menos poluentes a partir de 2013. Os prazos para que a lei entre em vigor variam de acordo com o tipo de combustível dos veículos. No caso daqueles movidos a diesel, a regra passa a valer a partir de janeiro de 2013, e para aqueles movidos a gasolina e a álcool, em janeiro de 2014.

A nova fase do programa estabelece que os combustíveis dos novos modelos sejam menos agressivos ao meio ambiente quanto à emissão de sete tipos de substâncias, entre elas o enxofre e o eterno vilão monóxido de carbono.

Na cidade de Campinas, a resolução deve reduzir em 63 kg a quantidade de gases emitidos diariamente pelos veículos. De acordo com a EMDEC, existem 647.059 veículos registrados na cidade, mais aqueles que são de outras cidades e circulam pela área central. Somados, eles respondem por aproximadamente 3 toneladas de poluentes lançados à atmosfera todos os dias.

A fiscalização dos veículos será feita pela Cetesb, órgão técnico conveniado ao IBAMA, para operar as vistorias e inspeções obrigatórias. As montadoras já se comprometeram a obedecer os prazos estabelecidos pelo Conselho.

O Proconve considera a qualidade do combustível e a concepção tecnológica do motor como principais fatores da emissão dos poluentes. Para obter a menor emissão possível, é necessário dispor de tecnologias avançadas de combustão e de dispositivos de controle de emissão, bem como de combustíveis “limpos”.

Confira o vídeo sobre os efeitos da poluição no meio ambiente.

Lentidão

Apesar da nova medida ser eficaz no controle da poluição, o prazo para que as mudanças comecem a ser sentidas ainda deve demorar. De acordo com o Sindipeças (Sindicato Nacional das Indústrias de Componentes para Veículos Automotores) a vida útil de um carro é de 9 anos, sendo assim, somente em 2023 a frota seria inteiramente substituída pelos modelos menos poluentes.

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