terça-feira, 6 de outubro de 2009

Emdec incentiva a interatividade e portabilidade

Ewerton Araujo
Raphaela Ribeiro





Integrando a programação da Semana Municipal do Trânsito, o I Festival ArteMOB promovido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) teve sua premiação no dia 20 de setembro, no SEST SENAT. 

O festival foi batizado com esse nome, ArteMOB, em uma referência à produção artística construída em movimento.

Roberta Mantovani, gerente de desenvolvimento e educação da EMDEC, e uma das organizadoras do festival, explica que a idéia do festival era estimular as pessoas a olhar para cidade e pensar sobre os vários aspectos da circulação nela, “no dia a dia, em todos os seus trajetos cotidianos, qualquer cidadão de Campinas teria elementos suficientes para participar do festival”, completa.

O grande vencedor do tema mais concorrido, “Um dia sem meu carro”, Marcelo Spano, web design, comenta: “Achei legal o incentivo da EMDEC e acho que outras empresas e instituição deviam utilizar o mesmo recurso, porque hoje em dia o acesso está mais fácil.” Veja aqui os vídeos premiados)

A vencedora do 2º lugar do mesmo tema, Del Pilar Sallum, artista visual, acha super bacana a idéia de trazer uma manifestação artística para a comunidade através de um órgão do governo. “É muito legal você poder usar aquilo que tem disponível, que não é tão sofisticado e não é tão caro, e de repente você vê ai um movimento bacana, um dia legal, seja lá o que for, e sai gravando cenas do próprio cotidiano”, comenta Del.

Segundo o Secretário de Transportes, Gerson Biterncourtt, por ser o primeiro festival, foram poucas as inscrições, “as pessoas começaram a participar de forma gradativa, mas a qualidade inscrita nesta edição nos surpreendeu”, explica.

Foram doze premiados, sendo quatro por modalidade. O festival, que envolveu mídias portáteis (câmeras fotográficas digitais e celulares), não podia ter como prêmio algo diferente a aparelhos celulares com câmeras até 8 megapixel e MP3 player.

Viva a portabilidade!
Os repórteres desta matéria também participaram do I Festival ArteMOB, veja como foi a produção deles.


Inovação
Todos os dias temos novidades na questão midiática (celular, aparelhos digitais) e isso traz uma mudança significativa na produção jornalística e artística. Ouça o que o Prof. Me. Flávio Shimoda, que ministra aula de Artes na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, diz sobre o assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário