domingo, 11 de outubro de 2009

Jovens lutam pelo primeiro emprego







Muitas dúvidas acompanham os jovens que estão em busca do primeiro emprego. Falta de experiência, insegurança e ansiedade são sentimentos que estão implícitos nos currículos desses aspirantes ao mercado de trabalho.

Cada vez mais cedo eles tem se preocupado com sua colocação profissional, seja por desejo de liberdade, independência financeira ou para ser um apoio à renda familiar. Adolescentes de 16 ,15 ou até 13 anos saem às ruas com seus currículos em mãos almejando o primeiro emprego.

Marília Rodrigues, 16 anos, teve sua primeira oportunidade através do programa de guardas mirins. “Não tinha experiência profissional e a “guardinha”  me abriu as portas para uma profissão”, enfatiza. Os milhares de jovens que tentam ingressar na vida profissional percorrem as ruas distribuindo currículos nas agências de empregos e se cadastram em sites.

Mesmo com um mercado concorrido e empregadores cada vez mais exigentes, algumas empresas oferecem oportunidades para pessoas com pouca ou nenhuma experiência, como companhias operadoras de Callcenter e a rede de lanches Mcdonalds, considerada um dos maiores contratadores de jovens do país.

Uma barreira a ser vencida é o nervosismo. A psicóloga Fabiana Gonçalves dá algumas dicas de como se comportar durante uma entrevista. Confira o vídeo:



Se encaixar no perfil procurado pelas empresas é um desafio para quem quer uma vaga. O candidato deve estar sempre bem informado, realizar cursos para incrementar o currículo e não desistir diante dos obstáculos. Cursos técnicos podem significar uma escalada profissional mais rápida, já que duram menos que uma faculdade tradicional e são bem vistos pelas empresas.

Confira o áudio com algumas dicas da selecionadora Magali Aparecida Torelli, da agência Manpower.




Com a proximidade de final de ano, várias vagas temporárias serão abertas para suprir a demanda. Vários jovens, depois de serem contratados temporariamente e se destacarem nas empresas, acabam sendo efetivados. Uma boa rede de contatos também pode fazer toda a diferença na hora de conseguir um emprego. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário