domingo, 11 de outubro de 2009

Campinas volta a ser destaque na música independente






Bandas, documentaristas e artistas plásticos ligados à música independente ganham espaço em Campinas de 1 a 11 de outubro, na quinta edição do festival Autorock. Com duração de onze dias, o projeto contará com apresentações em seis pontos diferentes da cidade - Bar do Zé, Livraria Cultura, Hammer Rock Bar, Casa São Jorge, Museu da Imagem e do Som (MIS) e Estação Cultura. Confira a programação.

O Autorock, que teve a sua primeira edição em 2003, além das apresentações de bandas renomadas no undeground brasileiro e de novos grupos, tem como objetivo discutir, expor e apresentar o rock para toda a região de Campinas. Neste ano, os principais nomes do festival são os experientes Ratos de Porão (São Paulo), Garage Fuzz (Santos), Cólera (São Paulo) e Muzzarelas (Campinas), além de novas bandas da região, como Radiare (Campinas) e Nuer (Campinas).





O festival, criado por uma iniciativa do Daniel Etê, baixista da banda de punk-rock Muzzarelas, é um atrativo especial para os músicos de Campinas, que vêem no projeto uma chance de se inserirem no circuito de shows e assim conseguir uma base de fãs maior, aumentando a visibilidade do trabalho realizado musicalmente.

Escute a entrevista com Daniel Etê, organizador do Autorock:



Veja as entrevistas com Hector Vega, da banda Trastrio, e Christian Camilo, do Instiga:








Além das bandas, outras atrações como o documentário “Re: Board”, projeto do artista, skatista e músico Alexandre Sesper Cruz (vocalista da banda Garage Fuzz), e a abertura da exposição “EMOÇÃO-TERROR", que contará com inúmeros trabalhos de artistas plásticos e desenhistas do cenário independente da região, integram o Autorock este ano.




O rock independente em Campinas hoje





Campinas já foi a capital do rock independente brasileiro por alguns dias - em dois anos seguidos -, com o festival Junta Tribo, realizado em 1993 e 1994, na Unicamp. Hoje, dezesseis anos depois, os esforços estão concentrados, periodicamente, em espaços como o Bar do Zé e o Hammer Rock Bar, e também em dois projetos: o já abordado festival Autorock, que completará a quinta edição neste ano, e o Rock 'n' Beats, projeto mensal que abre espaço para bandas e dj's de todo o Brasil, no Bar do Zé, em Barão Geraldo.

Enfraquecida desde o Junta Tribo, a música independente em Campinas parece recuperar o fôlego desde o início desta década. Um dos organizadores do Rock 'n' Beats, Christian Camilo, conta que o projeto abre espaço para bandas autorais e independentes de todo o Brasil mostrarem o seu trabalho. A iniciativa é focada na música independente feita por bandas e dj’s, e oferece a chance dos artistas divulgarem suas músicas no site oficial, twitter, orkut, youtube, myspace, blip.fm e facebook do projeto, além de, mensalmente, em uma festa que hoje é uma das maiores de toda a região, com públicos de mais de 400 pessoas em diversas edições.

Veja a entrevista com um dos produtores do Rock ‘n’ Beats:



 





Criado em outubro de 2008, o Rock 'n' Beats já trouxe alguns dos principais nomes do rock brasileiro da atualidade, como as bandas Charme Chulo (Curitiba), Bazar Pamplona (São Paulo), Instiga (Campinas), Mamma Cadela e Monique Maion (São Paulo), além do Copacabana Club (Curitiba), um fenônemo na internet, que concorre na categoria revelação do Video Music Brasil (VMB), a premiação de clipes da MTV.

Hector Vega fala sobre o projeto Rock ‘n’ Beats:


Provando que esta é uma década prolífica para as bandas campineiras, temos o sucesso recente de dois grupos. O Instiga foi o primeiro a experimentar o gosto do reconhecimento. Em novembro de 2007, a banda foi umas das pré-selecionadas para o concurso The Next Big Thing, promovido pela BBC, de Londres. Eles foram os únicos representantes da América Latina a chegarem nesta fase. Isso abriu as portas para shows em todo o Brasil. O grupo tem três álbuns lançados: Máquina Milenar (2005), Menino Canta Menina (2007) e Tenho Uma Banda (2008).

Mais recentemente, foi a vez da banda Venus Volts. No mês passado, a MTV Brasil selecionou uma canção do grupo para ser tema da série "Descolados", alavancando midiaticamente a banda campineira, que agora se prepara para a gravação do primeiro álbum.




Nenhum comentário:

Postar um comentário