terça-feira, 6 de outubro de 2009

Estréias da TV norte-americana aumentam downloads ilegais na internet

Eduardo Costa
Fernanda Custódio           






O mês de setembro é marcado como o mês das grandes estréias na televisão norte-americana, o chamado "fall season". São mais de quarenta séries que vão para o ar, entre novas e continuações. Entre elas estão os premiados 30 rock, Mad men, Two and a Half Man e outras com grande destaque, como Californication, Big Bang Theory, Heroes, House e CSI.

Para os fanáticos por séries estas estréias são um prato cheio e os downloads ilegais tendem a aumentar. Mas o que nem todos sabem é que este tipo de prática, mesmo sem punições no Brasil, é ilegal. No mês passado o site britânico Telegraph publicou uma lista que mostra os downloads ilegais mais populares da internet, e o primeiro da lista é a série Heroes.





Muitos internautas não possuem conhecimento sobre o assunto, como D. F., estudante de 17 anos. “Quando estou sem nada para fazer, e enjoado com os jogos e músicas que tenho no meu computador, eu faço downloads de coisas novas para poder distrair minha mente, ou quando estou realmente precisando deles, normalmente baixo seriados e músicas”, afirma D. F., que não sabe que este tipo de prática fere a lei de direitos autorais.

Da mesma forma, porém com outros objetivos, o webmaster A. F. explica que um dos principais problemas que ele enfrenta com downloads é por conta do preço dos softwares que ele utiliza diariamente. “Eu necessito dos downloads, já que os softwares que utilizo hoje custam mais de mil reais. Por enquanto não tenho condições de pagar essa quantia, então a única forma é usar o download. Se eu pudesse, compraria sem dúvidas um software ou DVD original”, explica A. F.

Outro assunto que vem causando polêmica é sobre os artistas que liberam músicas para download sem custo nenhum, como a banda brasileira Forgotten Boys, os ingleses do Radiohed e Coldplay. A cantora britânica Lily Allen desabafou em sua página no MySpace sobre os problemas que os downloads gratuitos podem trazer para artistas emergentes - “Esses caras de bandas grandes disseram que compartilhar músicas é legal. Provavelmente é legal pra eles, que fazem turnês esgotadas em estádios e têm as maiores coleções de Ferraris do mundo”, afirmou a cantora.

Já Thom Yorke, vocal da banda Radiohead, pensa completamente ao contrário. "Se você deixar de lado por um minuto a questão do dinheiro - se isso for possível, pois estamos falando do sustento das pessoas - e analisar tudo como a mais fantástica rede de distribuição já criada, tudo fica completamente diferente", completou Yorke.

O advogado Petterson Siniscalchi falou conosco sobre o assunto e sobre o novo projeto de lei do senador Eduardo Azeredo que classifica crimes de invasão de dados, disseminação de vírus, pirataria e pedofilia e suas respectivas penas. Confira abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário