terça-feira, 6 de outubro de 2009

Acidente de moto é um dos alvos para melhoria no trânsito





Junto a Semana de Trânsito de Campinas, a EMDEC lançou seu objetivo para os próximos meses: diminuir acidente de moto, que foi responsável por 63 % dos acidentes da cidade em 2008; incentivar o uso de transportes alternativos para desafogar o trânsito da região; e começar um festival ArteMOB com o uso de mídias portáteis com o foco em melhorias para a cidade.

 

O domingo começou cedo, às 8h30 os motociclistas já se reuniam na Avenida da Saudade para começarem um passeio de moto rumo ao local da abertura, com o objetivo de chamar atenção das pessoas que usam a moto para lazer, que dentro do percentual de acidentes de moto, estão envolvidos em aproximadamente 80% dos casos. Os motoboys, que são os que usam a moto para trabalho, estão envolvidos somente em 20%, segundo Bittencourt.

 

A terça-feira da semana marcou a Jornada Na Cidade Sem meu Carro, que como o tema diz, incentiva a população a deixar o carro em casa e usar transporte alternativo, como carona programada e transporte coletivo (ônibus). Ao comentar sobre o assunto, o secretário disse: “Setenta por cento dos veículos que circulam na cidade transportam uma única pessoa, poderia sim ter caronas programadas que geraria uma grande diminuição no trânsito”.

 

Os trabalhadores e colaboradores da EMDEC foram os primeiros a ter que aderir a esta jornada, pois neste dia os estacionamentos da Empresa não abriram, obrigando essas 800 pessoas, em média, a fazer outra opção, que não seja ir com seu carro ao trabalho. “Quem quiser poderá ir de carro, mas terá que deixar seu veículo na rua”, acrescentou.

 

Outro incentivo, mas desta vez aos mais jovens, é o uso das mídias portáteis: aparelho celular e máquina digital, a fim de se ter um olhar diferente para com a cidade participando do ArteMOB. “O dia-a-dia do jovem, somado com o recurso digital, pode aproximá-lo do cotidiano, esse é nosso objetivo”, disse Roberta Mantovani, gerente de desenvolvimento e educação da EMDEC.

 

A Empresa de Desenvolvimento não só propôs atitudes, mas também fez sua parte. Para compensar os impactos ao meio ambiente com a realização de todos os eventos da Semana Municipal de Trânsito, a Empresa adotou no dia 22 a aplicação da Lei de compensação de Carbono, que considera o consumo de energia, emissão de poluentes dos carros envolvidos nos eventos, quantidade de lixo entre os outros itens e indica ações ambientais de recompensa como plantio de árvores.

 

Foram distribuídas 200 mudas de árvores, mas de acordo a EMDEC, se aplicados os cálculos apontados pela Lei, a Empresa deveria plantar 30 mudas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário