terça-feira, 6 de outubro de 2009

A história do rock underground na cidade








Nos anos 90, Campinas foi referência no rock alternativo brasileiro. O Junta Tribo, evento realizado na Unicamp em 93 e 94, revelou bandas como Raimundos (Brasília) e Planet Hemp (Rio de Janeiro) para o cenário musical e reuniu mais de 15 mil pessoas em cada edição. Tudo começou na faculdade de Engenharia Química da Unicamp. De baixo de uma lona de circo, no terreno do observatório da universidade, foi montado o palco do Junta Tribo, com diversas bandas de todo o país, contrariando previsões até mesmo de músicos escalados para tocar no evento.

Confira Daniel Etê falando sobre o Junta Tribo:



Mas antes mesmo do Junta Tribo, Campinas tinha uma vida noturna rockeira bem movimentada. Nomes de extintos bares como Soho, Ilustrada, Ozz, são hoje, apenas memória para um grupo de organizadores e freqüentadores da chamada "cena" underground da cidade.

Daniel Etê fala sobre a história do rock campineiro:



E diante de toda essa riqueza da história do rock alternativo campineiro, o jornalista e DJ Paulo Shetara vai lançar um documentário sobre as diversas fases do rock underground da cidade. A produção inicialmente foi idealizada para ser um trabalho de conclusão de curso, mas, diante da qualidade e quantidade de material encontrado sobre o assunto, o documentário vai ser publicado. Confira o áudio do DJ Shetara sobre “Uma breve história do rock em Campinas”, que tem previsão de lançamento para o mês de novembro deste ano.

Confira a entrevista com o DJ Shetara, fomentador da música independente em Campinas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário