terça-feira, 6 de outubro de 2009

Uma ideia, uma câmera fotográfica, um vídeo




Quinta-feira, às 07h30, saímos com uma câmera fotográfica na mão e uma ideia na cabeça: fazer um vídeo para o I Festival ArteMOB promovido pela EMDEC. Subestimando a capacidade e o avanço tecnológico, não imaginávamos fazer uma produção de quase 2 minutos com uma câmera fotográfica. Viva a portabilidade!

Iniciando o sexto semestre da faculdade, vieram duas novas disciplinas: Jornalismo Online e Aplicado em Multimeios; com dois professores nos desafiando através de uma proposta “louca”, produções próprias com aparelhos portáteis. 

Pensando que todo campineiro já sofreu com o trânsito de sua cidade, e que todo jornalista luta para cumprir sua pauta, surgiu uma ideia para a primeira matéria do semestre. 

Entre as propostas do festival, escolhemos “Um dia sem meu carro”, que nos levava a um problema a ser solucionado: quais modos alternativos poderiam ser utilizados nos deslocamentos diários?

Através de uma pesquisa formulamos um roteiro e tínhamos como objetivo fazer um vídeo descontraído, mas ao mesmo tempo informativo. Na gravação das imagens não tivemos grandes dificuldades, foi só dar um “rec” a 50m de nossas casas e registrar um dos maiores caos da cidade, o trânsito.  Duas horas de gravação, somadas a seis horas de edição. Enfim, o produto final e uma grande experiência.

Não imaginávamos que de maneira simples e barata podíamos fazer noticia em texto, áudio e vídeo. Agora é só esperar a avaliação do professor, pois no festival infelizmente paramos na participação, mas valeu à pena! 
           



Dados estatísticos obtidos pelo EMDEC; Prefeitura de Campinas e Ag Solve monitoramento ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário