quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Medicamentos isentos de prescrição não poderão ser vendidos sem consulta ao farmacêutico

No Brasil, embora haja regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para a venda de medicamentos que possam ser adquiridos sem prescrição, não há orientação para aqueles que os utilizam.


Na maioria das vezes, os pacientes não lêem a bula antes de ingerir a medicação, podendo tomar altas doses ou ser sensível a algum composto.


Para conter a automedicação, a ANVISA criou uma nova resolução que, entre outras coisas, determina que os remédios como antitérmicos, analgésicos entre outros, não poderão mais ficar dispostos em gôndolas acessíveis aos clientes nas farmácias e drogarias.


A norma entrou em vigor em 18 de agosto de 2009, mas os estabelecimentos tem até seis meses para se adaptar. Após esse período, caso seja autuado, o proprietário pode ser condenado ao pagamento de multas.


Assim, quem tiver uma simples dor de cabeça vai ter de explicar ao farmacêutico por que deseja comprar aquele remédio e responder a algumas perguntas sobre sua saúde antes de concluir a compra.


Ouça a opinião da farmacêutica sobre a nova resolução

Nenhum comentário:

Postar um comentário