quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Desenhos conquistam fãs para o esporte



Marília Varoni 
Raoni Frizzo


Dentro da rede de relações da internet, alguns nomes acabam se destacando. Um deles é o de Bruno Mantovani, 29 anos, apaixonado por automobilismo.

Bruno acompanha o esporte e cria charges após as corridas. Um dia, o jornalista Flávio Gomes descobriu os desenhos e postou um deles em seu blog. Na ocasião, o piloto Kimi Raikkonen havia batido o carro no Grande Prêmio de Mônaco, e foi desenhado pilotando um carrinho de bate-bate. A divulgação através de Flávio Gomes foi o suficiente para que o blog do Bruno tivesse um número de acessos de aproximadamente 50 mil visitantes.

Assim, sem planejamento, o estilo “pilotoons” começou a circular na internet. Criados inicialmente para ilustrar um caderno de fórmula 1 com a ficha dos pilotos, os desenhos passaram a fazer parte do cotidiano de Bruno – após cada corrida, ele cria uma nova charge ou uma animação para ilustrar o que aconteceu.



Atualmente, o blog dele recebe 40% de acessos internacionais – entre eles Inglaterra, Espanha e Portugal. Ele conta que na sua cidade natal, Serra Negra, quase não é reconhecido pelo trabalho quanto na internet. “É um mundo paralelo”, conclui.

Com esse trabalho, os pilotoons acabam sendo responsáveis por influenciar pessoas de todas as idades a acompanhar notícias sobre o automobilismo e até mesmo as próprias corridas. Bruno conta que seus desenhos já foram publicados em sites de design, e certa vez até num blog de receitas. “A dono do blog disse que postou porque achou bonito”, relembra.

Sobre a reação dos pilotos, Bruno conta que já recebeu uma ligação do advogado de Felipe Massa. Durante a conversa, o advogado pediu para que ele não fizesse nenhum desenho que pudesse comprometer a imagem do piloto. O desenhista também já recebeu muitos e-mails dos fãs dos pilotos. Um dos casos que ele mais recebeu mensagens foi quando desenhou Rubinho Barrichello num cemitério, após a temporada de 2008, quando o piloto não tinha onde correr. “Você vai engolir sua língua!”, enviaram os fãs de Barrichello.



Mas a real intenção de Bruno é apenas divertir, fazer o que gosta sobre o assunto que mais gosta. Seus desenhos não pretendem ofender ninguém, até porque ele também é fã do automobilismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário